MTC Oncology Board – Ambulatório Social Virtual de Acupuntura Oncológica

O câncer é uma das principais e mais letais doenças do século XXI.
E muitas vezes não distingue idade, etnia ou classe social. Pensando nisso, praticantes de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) em todo o Brasil se reuniram e juntaram esforços para tornar real o “
MTC Oncology Board – Ambulatório Social Virtual de Acupuntura Oncológica”, um programa de caráter voluntário, formativo e educativo. Seu objetivo é auxiliar portadores de câncer à luz da MTC, assim como aperfeiçoar e formar acupunturistas na área de integração Oncologia-MTC. 

Por meio do programa, acupunturistas oncológicos com bagagem de formação científica atualizada e consistente, prestarão atendimento virtual gratuito a pacientes oncológicos nos mais diversos tipos de neoplasias malignas, orientando paciente e família de maneira integral, isto é, recomendando procedimentos em práticas integrativas e complementares em saúde, focados na inter-relação entre MTC e ciência, além de auxiliar na reeducação e estabelecimento de novos e mais saudáveis hábitos de vida.

A Teleconsulta é uma denominação de atendimento não presencial, ou seja, uma consulta clínica realizada pelo profissional da saúde à distância. 

Em ambiente 100% virtual funciona simulando a presença do paciente em um consultório, conectando os terapeutas e pacientes por meio de vídeo-chamada (ou vídeo-conferência) através das tecnologias seguras de comunicação online.

Cada paciente terá direito a uma consulta inicial e quatro sessões de acompanhamento. Por meio destas, o paciente será colocado em contato com o universo da Medicina Tradicional Chinesa e todos os seus benefícios.

Gerar autonomia e condição de autocuidado ao paciente oncológico com Terapeutas Integrativos especialistas em Oncologia Integrativa pavimentando o seu caminhar,  é o objetivo maior do programa!
O câncer não espera, e estamos aqui para ajudar!

Como faço para me inscrever?

Se você é paciente oncológico ou familiar de paciente oncológico, pode se inscrever ou inscrever seu familiar em nosso programa.

Sou paciente maior de 18 anos: clique aqui.

Sou responsável por paciente menor de 18 anos: clique aqui.

Sou paciente menor de 18 anos: clique aqui.

Lembre-se de ler atentamente as orientações no formulário de inscrição.

Coordenação: Profa. Ana Carolina Lima Ramos Cardoso

Mestre, Doutoranda (UFMG), Enfermeira Oncologista (INCA/SBEO). COREN-MG 96558. Acupunturista e Laserterapeuta (Incisa-Imam), Terapeuta Floral (Instituto Bach), Instagram: @anacarolinacupuntura

Dúvidas? mtconcologyboard@gmail.com

Regras de funcionamento do Programa - Apresentação

O MTC Oncology Board – Ambulatório Social Virtual de Acupuntura Oncológica é um programa de caráter voluntário, formativo e educativo. Visa auxiliar portadores de câncer à luz da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), assim como aperfeiçoar/possibilitar a formação de acupunturistas na área de integração Oncologia-MTC.

Abaixo são apresentadas as regras de funcionamento do programa em todos os seus âmbitos, isto é, critérios para ingresso de terapeutas, co-terapeutas, alunos em observação de prática clínica, assim como cadastro e admissão de pacientes. 

1. Dos critérios para admissão de terapeutas, co-terapeutas e alunos em observação de prática clínica

Poderão participar do programa, na condição de terapeutas, co-terapeutas e alunos em observação de prática clínica, todos aqueles que atenderem aos seguintes critérios:

  1. Ter cursado ou estar finalizando a formação/pós graduação em Acupuntura por escola reconhecida nacionalmente.
  2. Ter cursado ou estar cursando a formação em Acupuntura Oncológica – Boas Práticas, Benefícios e Evidência, ofertada pela Hope Oncologia.
  3. Ter disponibilidade, enquanto voluntário, para ministrar, acompanhar ou assistir as teleconsultas do MTC Oncology Board.

    A condição de participação (terapeuta, co-terapeuta ou observador de prática clínica) é de escolha pessoal de cada participante.

    Todo aquele que não for figurar como terapeuta, e que estiver assistindo o atendimento, deverá, impreterivelmente, acessar o atendimento com câmera e microfone desligado, manter-se em silêncio e não interromper o andamento da consulta.

2. Dos critérios para admissão de pacientes

Poderão participar do programa, na condição de pacientes, todos aqueles que atenderem aos seguintes critérios:

  1. Ser portador de neoplasia maligna, podendo comprovar a condição através de laudos/exames médicos.
  2. Estar ciente das regras de atendimento do programa, concordando com as mesmas – se maior de idade – ou em concordância com seus responsáveis – se menor de idade ou incapaz.

Para participar do programa, o paciente deverá preencher ficha de inscrição e assinar digitalmente um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, em caso de ser maior de idade, ou responsável por menor. O Termo de Consentimento é o documento pelo qual todas as regras e condições do programa serão apresentadas.

Para menores de idade, poderá ser aplicado um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido.

Uma vez tendo realizado os procedimentos acima, o paciente será chamado, via contato por e-mail, para comparecer ao  a primeira teleconsulta, com duração média de 60 minutos, via vídeo-chamada (ou vídeo-conferência) através das tecnologias seguras de comunicação online, tendo, em seguida, direito a retornos/acompanhamentos, em data e horário intransferíveis e previamente estabelecidos, em número estabelecido de acordo com a necessidade/complexidade do caso em questão.

 A teleconsulta  do MTC Oncology Board envolverá a análise dos dados coletados por meio da anamnese e entrevista, fotos e vídeo da língua e resultados de exames disponíveis.

Caso o paciente falte a sessão inicial, mediante justificativa válida (todas aquelas concernentes a necessidades de tratamento em saúde e/ou complicações em saúde que impeçam a participação do paciente), terá direito a uma remarcação, em nova data a ser informada de acordo com a agenda do ambulatório. Caso nas sessões de retorno/acompanhamento haja uma falta sem justificativa válida, de acordo com as supracitadas, o paciente retornará para o final da fila do programa.

É facultado ao paciente o direito de se retirar do programa a qualquer momento, sem nenhum prejuízo para o mesmo.

O paciente poderá ainda autorizar ou não a utilização de seus dados de tratamento (nenhum que identifique o paciente) e suas imagens (fotos, lingua, etc) para realização de pesquisas científicas. No termo de consentimento, esta prerrogativa estará disposta.

3. Do funcionamento das consultas iniciais

A primeira teleconsulta de cada paciente terá duração de até 60 minutos, aproximadamente. Nesta, o terapeuta responsável pela condução da consulta clínica virtual realizará o preenchimento de uma ficha de anamnese previamente estabelecida e/ou esclarecerá dúvidas pertinentes à ficha já preenchida pelo paciente.
Após este momento, o terapeuta se colocará a disposição do paciente para o esclarecimento de dúvidas, e então levará o caso para discussão com os demais terapeutas que estejam acompanhando o atendimento, em ambiente virtual isolado. Ressalta-se que os dados pessoais que possam identificar o paciente, sempre serão mantidos em intocável sigilo.

Uma vez discutido o caso, os participantes direcionarão a conduta terapêutica a ser adotada. Esta poderá incluir conceitos e técnicas das mais diversas práticas integrativas e complementares que possuam consonância com os conceitos da Medicina Chinesa, tenham evidências científicas e não possuam contra-indicações totais para o caso em análise.
Havendo sido tomada a conduta clínica ideal para o caso, esta será comunicada ao paciente, assim como sua sessão de retorno/acompanhamento será agendada, via email.

4. Do funcionamento das sessões de retorno/acompanhamento

Os pacientes incluídos no programa terão direito a 4 sessões de retorno/acompanhamento, espaçadas, em geral, de 15 em 15 dias, de duração aproximada de 20-30 minutos cada. Nestas, o terapeuta responsável realizará perguntas sobre o andamento do tratamento, podendo fazer ajustes na conduta clínica ou manter a mesma, caso esteja de acordo com as expectativas dos terapeutas e do paciente.

Caso haja necessidade e interesse, o caso poderá ser rediscutido com os demais terapeutas do projeto, de maneira a ajustar a coleta de dados e/ou a conduta terapêutica.

5. Do fluxo de funcionamento do ambulatório

Segue abaixo a ordem de eventos, em termos de relação terapeuta-paciente-programa.

1º Contato inicial do paciente e/ou encaminhamento por um terapeuta do programa.

  • Nesta etapa, o paciente procura a teleconsulta junto ao programa por meio de redes sociais/e-mail. Em caso de encaminhamentos, terapeutas do programa poderão fazer contato, de maneira a seguir o fluxo do programa.

2º Explicação das atividades e propósitos do MTC Oncology Board.

  • Momento em que serão feitos todos os esclarecimentos sobre o funcionamento do programa.

3º Preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Ficha de Anamnese, em caso de pacientes maiores de idade e/ou responsáveis legais por menores de idade, e do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, em caso de pacientes menores de idade, mediante consentimento dos responsáveis legais.

    4º Agendamento de teleconsulta. Procedimento via e-mail, de acordo com a agenda do programa, 

    Confirmação do agendamento da teleconsulta.

    Realização da teleconsulta via plataforma de vídeo-conferência previamente estabelecida.

    Discussão do caso entre os terapeutas. Após o atendimento, os terapeutas se reunirão em ambiente isolado, debaterão o caso e darão andamento no estabelecimento de uma conduta terapêutica.

    Envio das recomendações terapêuticas ao paciente. Ocorrerá através do e-mail do programa, em fichas previamente estabelecidas..

    Agendamento de próximas sessões de acordo com a agenda do programa.

    Disposições finais

    A Teleconsulta do MTC Oncology Board será realizada em conformidade com a Lei de Proteção de Dados nº 13.709 de agosto de 2018 que garante garante sigilo dos dados tanto do paciente quanto dos terapeutas.

    Em caso de necessidade de contato, enviar e-mail para mtconcologyboard@gmail.com

    CONHEÇA O  NOSSO CORPO CLÍNICO:

    ACUPUNTURISTA, MÉDICA VETERINÁRIA, ESPECIALISTA EM FARMACOTERAPIA CHINESA, PÓS GRADUADA EM BASES DA SAÚDE INTEGRATIVA E BEM ESTAR.

    ANDREA B. YOSHIMURA

    ACUPUNTURISTA, QUÍMICA, DOUTORA EM QUÍMICA ORGÂNICA E PRODUTOS NATURAIS

    ANA PAULA DANELUTTE

    ACUPUNTURISTA, FARMACÊUTICA ESPECIALISTA EM ABORDAGENS ONCOLÓGICAS NA ÁREA DA SAÚDE, TERAPEUTA FLORAL.

    CAMILA GOMES DE MELO

    ACUPUNTURISTA, ENFERMEIRA ESPECIALISTA EM SAÚDE OCUPACIONAL, TERAPEUTA FLORAL DE BACH, FORMAÇÃO EM RADIESTESIA, AURICULOTERAPIA FRANCESA E AVANÇADA EM MEDICINA CHINESA NA CHINA.

    CLÁUDIA HELENA POLETTI DIAS DOS SANTOS

    ACUPUNTURISTA ESPECIALISTA EM SAÚDE DA MULHER, NATURÓLOGA, MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, TERAPEUTA FLORAL DE BACH, FORMAÇÃO EM BIOMAGNETISMO E DEMAG

    CRISTIANE SIERRO

    FISIOTERAPEUTA ACUPUNTURISTA, ESPECIALISTA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA, TERAPEUTA FLORAL DE BACH, MESTRE EM SAÚDE COLETIVA .

    DENNISE CLARO

    ENFERMEIRA ESPECIALISTA EM SAÚDE PÚBLICA E ACUPUNTURA. FORMAÇÃO EM MEDICINA CHINESA NA SAÚDE DA MULHER.

    ÉDILA MARA OLIVEIRA ROCHA

    ACUPUNTURISTA, MBA E MESTRE NA ÁREA DE MARKETING E TURISMO, ESPECIALISTA EM FITOTERAPIA CHINESA E MASSOTERAPIA.

    FERNANDA ALVES ROCHA GUIMARÃES

     ACUPUNTURISTA, BIÓLOGA, FISIOTERAPEUTA RESPIRATÓRIA, ESPECIALISTA EM SHIATSU.

    IVANA MENEZES SILVA DE BARROS

    FISIOTERAPEUTA PÓS GRADUADA EM ACUPUNTURA, TERAPEUTA FLORAL DE BACH, INSTRUTORA DE YOGA E MEDITAÇÃO, DOULA.

    PAULA GEARA CARDÃO POVOLER

    ENFERMEIRA ONCOLOGISTA, PÓS GRADUADA EM ACUPUNTURA, TERAPEUTA FLORAL DE BACH.

    PRISCILA CALDAS DE SOUZA RAMOS

    FISIOTERAPEUTA ACUPUNTURISTA ESPECIALISTA EM RPG E CRANIOPUNTURA.

    VANESSA LANUCCI COSTA TAVARES NOBRIGA

    COORDENAÇÃO GERAL

    Ana Carolina Lima Ramos
      • Mestre (UFMG)
      • Especialista em Oncologia e Acupuntura (INCA/SBEO/INCISAIMAM) Terapeuta Floral (Instituto Bach)
      • Pós Graduanda em Medicina do Estilo de Vida
      • Formação em Acupuntura Científica aplicada à Oncologia e Psiconeuroacupuntura (Espanha) 
      • Treinamento avançado em Acupuntura e Moxabustão – Beijing Tradicional Medicine Training Center of the World Federation of Acupuncture – Maxibustion Societies (China)
      • Estudos avançados em pulsologia e observação clínica – Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin (China) Exame em Fudamentos de Acupuntura Oncológica pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center, New York (EUA)
      • Autora do Livro “Acupuntura Oncológica – Boas Práticas, Benefícios e Evidências “
      • Pesquisadora das Práticas Integrativas e Complementares em pacientes com câncer
      • Fundadora da Hope Oncologia

      Percebendo a necessidade do acompanhamentos dos pacientes do Ambulatório Social Virtual Oncologia Integrativa – MTC ONcology Board  de se auto ajudarem e assim conseguirem avançar na autonomia e protagonismo da sua saúde, este grupo visa facilitar a reunião direcionada e sistematizada dos pacientes, auxiliando no enfrentamento do câncer e na busca do aprimoramento da assistência e necessidade dos participantes.  

      REGRAS DE FUNCIONAMENTO GADMTC

      O GADMTC é um encontro voluntário de pessoas que partilham experiências ou problemas comuns, e oferecem entre si, suporte emocional e social.

      As reuniões mensais entre os pacientes e os Terapeutas do Ambulatório Social VIrtual de Acupuntura Oncológica, através de um ambiente virtual de confiança e acolhimento, possibilitam a conversa mútua e reflexão sobre o momento vivenciado de cada um,  visando a partilha de experiência e informações, de forma espontânea para praticar a ajuda mútua.  

      1. Dos critérios para admissão dos Mediadores profissionais

      Poderão participar do programa, na condição de mediadores, todos aqueles que atenderem aos seguintes critérios:

      1. Ter cursado ou estar finalizando a formação/pós graduação em Acupuntura por escola reconhecida nacionalmente.
      2. Ter cursado ou estar cursando a formação em Acupuntura Oncológica – Boas Práticas, Benefícios e Evidência, ofertada pela Hope Oncologia.
      3. Ter disponibilidade, enquanto voluntário, para mediar, acompanhar ou assistir às reuniões virtuais do grupo de apoio e desafio do MTC Oncology Board.

      A condição de participação dos mediadores é de escolha pessoal de cada participante.

      Todo aquele que for participar da reunião deverá, impreterivelmente, acessar o encontro online com câmera ligada e liberar o microfone apenas quando participar ativamente da conversa.  

      2. Dos critérios para admissão de pacientes

      Poderão participar dos encontros, todos aqueles que atenderem aos seguintes critérios:

      1. Ter ou estar participando das Teleconsultas do Ambulatório Social Virtual Acupuntura Oncológica, e assim cientes das regras de atendimento do programa, concordando com as mesmas – se maior de idade – ou em concordância com seus responsáveis – se menor de idade ou incapaz.
      2. Ter um email ativo para possibilitar a comunicação dos agendamentos mensais das reuniões.  

       

      Para participar do GADMTC do programa MTC Oncology Board,  o paciente deverá preencher ficha de inscrição em caso de ser maior de idade, ou responsável por menor que irá participar.

      Uma vez tendo realizado os procedimentos acima, o paciente será chamado, via contato por e-mail, para comparecer no primeiro encontro, com duração média de 60 a 90 minutos, via vídeo-chamada (ou vídeo-conferência) através das tecnologias seguras de comunicação online, tendo, em seguida, direito a mais 11 reuniões mensalmente (totalizando 12 reuniões mensais). 

      É facultado ao paciente o direito de se retirar do grupo de ajuda mútua a qualquer momento, sem nenhum prejuízo para o mesmo. 

       

      3. Do funcionamento das reuniões mensais

      Proporcionar um ambiente harmonizado virtual que estimule uma atitude de apoio e ajuda mútua para desenvolvimento e autonomia do autocuidado e estratégias comuns de enfrentamento da doença.

      As reuniões virtuais tem duração média de 60 a 90 minutos, via vídeo-chamada (ou vídeo-conferência) através das tecnologias seguras de comunicação online, tendo, em seguida, direito a mais 11 reuniões mensalmente. Nestas os mediadores conduziram discussões autênticas e expressivas no grupo, promovendo  interações sociais, Intercomunicação com a partilha de experiências e vivências, Desenvolvendo Autoestima/Autoconfiança, estabelecendo desafios para cumprimento de uma determinada meta de estilo de vida ou outro objetivo conforme demanda.

      As inscrições realizadas após o início do primeiro encontro serão direcionadas para a lista de abertura de novo grupo (não será permitido começar a partir do segundo encontro).

      A tolerância de atraso na sala virtual é de 5 minutos.

      Para participar é necessário ativar a camera e o microfone.

      A inscrição é pessoal e intransferível.

      A aplicabilidade do grupo de apoio proporcionará um ambiente virtual em que seus integrantes possam compartilhar suas experiências e sentimentos com a certeza de serem compreendidos pelos outros participantes.

       

      ×