MTC Oncology Board – Ambulatório Social Virtual de Acupuntura Oncológica
O câncer é uma das principais e mais letais doenças do século XXI.
E muitas vezes não distingue idade, etnia ou classe social. Pensando nisso, praticantes de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) em todo o Brasil se reuniram e juntaram esforços para tornar real o “MTC Oncology Board – Ambulatório Social Virtual de Acupuntura Oncológica”, um programa de caráter voluntário, formativo e educativo. Seu objetivo é auxiliar portadores de câncer à luz da MTC, assim como aperfeiçoar e formar acupunturistas na área de integração Oncologia-MTC.
Por meio do programa, acupunturistas oncológicos com bagagem de formação científica atualizada e consistente, prestarão atendimento virtual gratuito a pacientes oncológicos nos mais diversos tipos de neoplasias malignas, orientando paciente e família de maneira integral, isto é, recomendando procedimentos em práticas integrativas e complementares em saúde, focados na inter-relação entre MTC e ciência, além de auxiliar na reeducação e estabelecimento de novos e mais saudáveis hábitos de vida.
A Teleconsulta é uma denominação de atendimento não presencial, ou seja, uma consulta clínica realizada pelo profissional da saúde à distância.
Em ambiente 100% virtual funciona simulando a presença do paciente em um consultório, conectando os terapeutas e pacientes por meio de vídeo-chamada (ou vídeo-conferência) através das tecnologias seguras de comunicação online.
Cada paciente terá direito a uma consulta inicial e quatro sessões de acompanhamento. Por meio destas, o paciente será colocado em contato com o universo da Medicina Tradicional Chinesa e todos os seus benefícios.
Gerar autonomia e condição de autocuidado ao paciente oncológico com Terapeutas Integrativos especialistas em Oncologia Integrativa pavimentando o seu caminhar, é o objetivo maior do programa!
O câncer não espera, e estamos aqui para ajudar!
Como faço para me inscrever?
Se você é paciente oncológico ou familiar de paciente oncológico, pode se inscrever ou inscrever seu familiar em nosso programa.
Sou paciente maior de 18 anos: clique aqui.
Sou responsável por paciente menor de 18 anos: clique aqui.
Sou paciente menor de 18 anos: clique aqui.
Lembre-se de ler atentamente as orientações no formulário de inscrição.
Coordenação: Profa. Ana Carolina Lima Ramos Cardoso
Mestre, Doutoranda (UFMG), Enfermeira Oncologista (INCA/SBEO). COREN-MG 96558. Acupunturista e Laserterapeuta (Incisa-Imam), Terapeuta Floral (Instituto Bach), Instagram: @anacarolinacupuntura
Dúvidas? mtconcologyboard@gmail.com
Regras de funcionamento do Programa - Apresentação
O MTC Oncology Board – Ambulatório Social Virtual de Acupuntura Oncológica é um programa de caráter voluntário, formativo e educativo. Visa auxiliar portadores de câncer à luz da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), assim como aperfeiçoar/possibilitar a formação de acupunturistas na área de integração Oncologia-MTC.
Abaixo são apresentadas as regras de funcionamento do programa em todos os seus âmbitos, isto é, critérios para ingresso de terapeutas, co-terapeutas, alunos em observação de prática clínica, assim como cadastro e admissão de pacientes.
1. Dos critérios para admissão de terapeutas, co-terapeutas e alunos em observação de prática clínica
Poderão participar do programa, na condição de terapeutas, co-terapeutas e alunos em observação de prática clínica, todos aqueles que atenderem aos seguintes critérios:
- Ter cursado ou estar finalizando a formação/pós graduação em Acupuntura por escola reconhecida nacionalmente.
- Ter cursado ou estar cursando a formação em Acupuntura Oncológica – Boas Práticas, Benefícios e Evidência, ofertada pela Hope Oncologia.
- Ter disponibilidade, enquanto voluntário, para ministrar, acompanhar ou assistir as teleconsultas do MTC Oncology Board.
A condição de participação (terapeuta, co-terapeuta ou observador de prática clínica) é de escolha pessoal de cada participante.
Todo aquele que não for figurar como terapeuta, e que estiver assistindo o atendimento, deverá, impreterivelmente, acessar o atendimento com câmera e microfone desligado, manter-se em silêncio e não interromper o andamento da consulta.
2. Dos critérios para admissão de pacientes
Poderão participar do programa, na condição de pacientes, todos aqueles que atenderem aos seguintes critérios:
- Ser portador de neoplasia maligna, podendo comprovar a condição através de laudos/exames médicos.
- Estar ciente das regras de atendimento do programa, concordando com as mesmas – se maior de idade – ou em concordância com seus responsáveis – se menor de idade ou incapaz.
Para participar do programa, o paciente deverá preencher ficha de inscrição e assinar digitalmente um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, em caso de ser maior de idade, ou responsável por menor. O Termo de Consentimento é o documento pelo qual todas as regras e condições do programa serão apresentadas.
Para menores de idade, poderá ser aplicado um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido.
Uma vez tendo realizado os procedimentos acima, o paciente será chamado, via contato por e-mail, para comparecer ao a primeira teleconsulta, com duração média de 60 minutos, via vídeo-chamada (ou vídeo-conferência) através das tecnologias seguras de comunicação online, tendo, em seguida, direito a retornos/acompanhamentos, em data e horário intransferíveis e previamente estabelecidos, em número estabelecido de acordo com a necessidade/complexidade do caso em questão.
A teleconsulta do MTC Oncology Board envolverá a análise dos dados coletados por meio da anamnese e entrevista, fotos e vídeo da língua e resultados de exames disponíveis.
Caso o paciente falte a sessão inicial, mediante justificativa válida (todas aquelas concernentes a necessidades de tratamento em saúde e/ou complicações em saúde que impeçam a participação do paciente), terá direito a uma remarcação, em nova data a ser informada de acordo com a agenda do ambulatório. Caso nas sessões de retorno/acompanhamento haja uma falta sem justificativa válida, de acordo com as supracitadas, o paciente retornará para o final da fila do programa.
É facultado ao paciente o direito de se retirar do programa a qualquer momento, sem nenhum prejuízo para o mesmo.
O paciente poderá ainda autorizar ou não a utilização de seus dados de tratamento (nenhum que identifique o paciente) e suas imagens (fotos, lingua, etc) para realização de pesquisas científicas. No termo de consentimento, esta prerrogativa estará disposta.
3. Do funcionamento das consultas iniciais
A primeira teleconsulta de cada paciente terá duração de até 60 minutos, aproximadamente. Nesta, o terapeuta responsável pela condução da consulta clínica virtual realizará o preenchimento de uma ficha de anamnese previamente estabelecida e/ou esclarecerá dúvidas pertinentes à ficha já preenchida pelo paciente.
Após este momento, o terapeuta se colocará a disposição do paciente para o esclarecimento de dúvidas, e então levará o caso para discussão com os demais terapeutas que estejam acompanhando o atendimento, em ambiente virtual isolado. Ressalta-se que os dados pessoais que possam identificar o paciente, sempre serão mantidos em intocável sigilo.
Uma vez discutido o caso, os participantes direcionarão a conduta terapêutica a ser adotada. Esta poderá incluir conceitos e técnicas das mais diversas práticas integrativas e complementares que possuam consonância com os conceitos da Medicina Chinesa, tenham evidências científicas e não possuam contra-indicações totais para o caso em análise.
Havendo sido tomada a conduta clínica ideal para o caso, esta será comunicada ao paciente, assim como sua sessão de retorno/acompanhamento será agendada, via email.
4. Do funcionamento das sessões de retorno/acompanhamento
Os pacientes incluídos no programa terão direito a 4 sessões de retorno/acompanhamento, espaçadas, em geral, de 15 em 15 dias, de duração aproximada de 20-30 minutos cada. Nestas, o terapeuta responsável realizará perguntas sobre o andamento do tratamento, podendo fazer ajustes na conduta clínica ou manter a mesma, caso esteja de acordo com as expectativas dos terapeutas e do paciente.
Caso haja necessidade e interesse, o caso poderá ser rediscutido com os demais terapeutas do projeto, de maneira a ajustar a coleta de dados e/ou a conduta terapêutica.
5. Do fluxo de funcionamento do ambulatório
Segue abaixo a ordem de eventos, em termos de relação terapeuta-paciente-programa.
1º Contato inicial do paciente e/ou encaminhamento por um terapeuta do programa.
- Nesta etapa, o paciente procura a teleconsulta junto ao programa por meio de redes sociais/e-mail. Em caso de encaminhamentos, terapeutas do programa poderão fazer contato, de maneira a seguir o fluxo do programa.
2º Explicação das atividades e propósitos do MTC Oncology Board.
- Momento em que serão feitos todos os esclarecimentos sobre o funcionamento do programa.
3º Preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Ficha de Anamnese, em caso de pacientes maiores de idade e/ou responsáveis legais por menores de idade, e do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, em caso de pacientes menores de idade, mediante consentimento dos responsáveis legais.
4º Agendamento de teleconsulta. Procedimento via e-mail, de acordo com a agenda do programa,
5º Confirmação do agendamento da teleconsulta.
6º Realização da teleconsulta via plataforma de vídeo-conferência previamente estabelecida.
7º Discussão do caso entre os terapeutas. Após o atendimento, os terapeutas se reunirão em ambiente isolado, debaterão o caso e darão andamento no estabelecimento de uma conduta terapêutica.
8º Envio das recomendações terapêuticas ao paciente. Ocorrerá através do e-mail do programa, em fichas previamente estabelecidas..
9º Agendamento de próximas sessões de acordo com a agenda do programa.
Disposições finais
A Teleconsulta do MTC Oncology Board será realizada em conformidade com a Lei de Proteção de Dados nº 13.709 de agosto de 2018 que garante garante sigilo dos dados tanto do paciente quanto dos terapeutas.
Em caso de necessidade de contato, enviar e-mail para mtconcologyboard@gmail.com
CONHEÇA O NOSSO CORPO CLÍNICO:
ACUPUNTURISTA, MÉDICA VETERINÁRIA, ESPECIALISTA EM FARMACOTERAPIA CHINESA, PÓS GRADUADA EM BASES DA SAÚDE INTEGRATIVA E BEM ESTAR.
ACUPUNTURISTA, QUÍMICA, DOUTORA EM QUÍMICA ORGÂNICA E PRODUTOS NATURAIS
ACUPUNTURISTA, FARMACÊUTICA ESPECIALISTA EM ABORDAGENS ONCOLÓGICAS NA ÁREA DA SAÚDE, TERAPEUTA FLORAL.
ACUPUNTURISTA, ENFERMEIRA ESPECIALISTA EM SAÚDE OCUPACIONAL, TERAPEUTA FLORAL DE BACH, FORMAÇÃO EM RADIESTESIA, AURICULOTERAPIA FRANCESA E AVANÇADA EM MEDICINA CHINESA NA CHINA.
ACUPUNTURISTA ESPECIALISTA EM SAÚDE DA MULHER, NATURÓLOGA, MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, TERAPEUTA FLORAL DE BACH, FORMAÇÃO EM BIOMAGNETISMO E DEMAG
FISIOTERAPEUTA ACUPUNTURISTA, ESPECIALISTA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA, TERAPEUTA FLORAL DE BACH, MESTRE EM SAÚDE COLETIVA .
ENFERMEIRA ESPECIALISTA EM SAÚDE PÚBLICA E ACUPUNTURA. FORMAÇÃO EM MEDICINA CHINESA NA SAÚDE DA MULHER.
ACUPUNTURISTA, MBA E MESTRE NA ÁREA DE MARKETING E TURISMO, ESPECIALISTA EM FITOTERAPIA CHINESA E MASSOTERAPIA.
ACUPUNTURISTA, BIÓLOGA, FISIOTERAPEUTA RESPIRATÓRIA, ESPECIALISTA EM SHIATSU.
FISIOTERAPEUTA PÓS GRADUADA EM ACUPUNTURA, TERAPEUTA FLORAL DE BACH, INSTRUTORA DE YOGA E MEDITAÇÃO, DOULA.
ENFERMEIRA ONCOLOGISTA, PÓS GRADUADA EM ACUPUNTURA, TERAPEUTA FLORAL DE BACH.
FISIOTERAPEUTA ACUPUNTURISTA ESPECIALISTA EM RPG E CRANIOPUNTURA.
COORDENAÇÃO GERAL
Ana Carolina Lima Ramos
- Mestre (UFMG)
- Especialista em Oncologia e Acupuntura (INCA/SBEO/INCISAIMAM) Terapeuta Floral (Instituto Bach)
- Pós Graduanda em Medicina do Estilo de Vida
- Formação em Acupuntura Científica aplicada à Oncologia e Psiconeuroacupuntura (Espanha)
- Treinamento avançado em Acupuntura e Moxabustão – Beijing Tradicional Medicine Training Center of the World Federation of Acupuncture – Maxibustion Societies (China)
- Estudos avançados em pulsologia e observação clínica – Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin (China) Exame em Fudamentos de Acupuntura Oncológica pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center, New York (EUA)
- Autora do Livro “Acupuntura Oncológica – Boas Práticas, Benefícios e Evidências “
- Pesquisadora das Práticas Integrativas e Complementares em pacientes com câncer
- Fundadora da Hope Oncologia
Percebendo a necessidade do acompanhamentos dos pacientes do Ambulatório Social Virtual Oncologia Integrativa – MTC ONcology Board de se auto ajudarem e assim conseguirem avançar na autonomia e protagonismo da sua saúde, este grupo visa facilitar a reunião direcionada e sistematizada dos pacientes, auxiliando no enfrentamento do câncer e na busca do aprimoramento da assistência e necessidade dos participantes.
REGRAS DE FUNCIONAMENTO GADMTC
O GADMTC é um encontro voluntário de pessoas que partilham experiências ou problemas comuns, e oferecem entre si, suporte emocional e social.
As reuniões mensais entre os pacientes e os Terapeutas do Ambulatório Social VIrtual de Acupuntura Oncológica, através de um ambiente virtual de confiança e acolhimento, possibilitam a conversa mútua e reflexão sobre o momento vivenciado de cada um, visando a partilha de experiência e informações, de forma espontânea para praticar a ajuda mútua.
1. Dos critérios para admissão dos Mediadores profissionais
Poderão participar do programa, na condição de mediadores, todos aqueles que atenderem aos seguintes critérios:
- Ter cursado ou estar finalizando a formação/pós graduação em Acupuntura por escola reconhecida nacionalmente.
- Ter cursado ou estar cursando a formação em Acupuntura Oncológica – Boas Práticas, Benefícios e Evidência, ofertada pela Hope Oncologia.
- Ter disponibilidade, enquanto voluntário, para mediar, acompanhar ou assistir às reuniões virtuais do grupo de apoio e desafio do MTC Oncology Board.
A condição de participação dos mediadores é de escolha pessoal de cada participante.
Todo aquele que for participar da reunião deverá, impreterivelmente, acessar o encontro online com câmera ligada e liberar o microfone apenas quando participar ativamente da conversa.
2. Dos critérios para admissão de pacientes
Poderão participar dos encontros, todos aqueles que atenderem aos seguintes critérios:
- Ter ou estar participando das Teleconsultas do Ambulatório Social Virtual Acupuntura Oncológica, e assim cientes das regras de atendimento do programa, concordando com as mesmas – se maior de idade – ou em concordância com seus responsáveis – se menor de idade ou incapaz.
- Ter um email ativo para possibilitar a comunicação dos agendamentos mensais das reuniões.
Para participar do GADMTC do programa MTC Oncology Board, o paciente deverá preencher ficha de inscrição em caso de ser maior de idade, ou responsável por menor que irá participar.
Uma vez tendo realizado os procedimentos acima, o paciente será chamado, via contato por e-mail, para comparecer no primeiro encontro, com duração média de 60 a 90 minutos, via vídeo-chamada (ou vídeo-conferência) através das tecnologias seguras de comunicação online, tendo, em seguida, direito a mais 11 reuniões mensalmente (totalizando 12 reuniões mensais).
É facultado ao paciente o direito de se retirar do grupo de ajuda mútua a qualquer momento, sem nenhum prejuízo para o mesmo.
3. Do funcionamento das reuniões mensais
Proporcionar um ambiente harmonizado virtual que estimule uma atitude de apoio e ajuda mútua para desenvolvimento e autonomia do autocuidado e estratégias comuns de enfrentamento da doença.
As reuniões virtuais tem duração média de 60 a 90 minutos, via vídeo-chamada (ou vídeo-conferência) através das tecnologias seguras de comunicação online, tendo, em seguida, direito a mais 11 reuniões mensalmente. Nestas os mediadores conduziram discussões autênticas e expressivas no grupo, promovendo interações sociais, Intercomunicação com a partilha de experiências e vivências, Desenvolvendo Autoestima/Autoconfiança, estabelecendo desafios para cumprimento de uma determinada meta de estilo de vida ou outro objetivo conforme demanda.
As inscrições realizadas após o início do primeiro encontro serão direcionadas para a lista de abertura de novo grupo (não será permitido começar a partir do segundo encontro).
A tolerância de atraso na sala virtual é de 5 minutos.
Para participar é necessário ativar a camera e o microfone.
A inscrição é pessoal e intransferível.
A aplicabilidade do grupo de apoio proporcionará um ambiente virtual em que seus integrantes possam compartilhar suas experiências e sentimentos com a certeza de serem compreendidos pelos outros participantes.